top of page

O que é UGC? Qual o objetivo? Saiba como ganhar dinheiro com isso!

Atualizado: 3 de nov.

Nos últimos tempos, uma nova tendência de criação de conteúdo surgiu e vem ganhando força nas redes sociais. A novidade é que agora tem se tornado cada vez mais possível ganhar dinheiro na Internet sem precisar se tornar um influenciador digital.


Trata-se, na verdade, de uma nova forma das marcas se comunicarem e se conectarem com seus públicos. As empresas estão combinando a tradicional produção de conteúdo por influenciadores, que ainda é um pilar do marketing digital, com o estilo de conteúdo criado por usuários comuns, o que confere à marca uma atmosfera mais autêntica e genuína. O nome disso é UGC, já ouviu falar? Se ainda não, venha descobrir!


ree

O que é UGC?


De forma simples: UGC significa “User Generated Content” (conteúdo gerado pelo usuário).

Caso nunca tenha ouvido falar sobre esse termo, posso te garantir de que você já se esbarrou com esse tipo de contéudo enquanto deslizava o dedo pelo celular.

Já viu aqueles vídeos em que um consumidor comenta sobre um produto ou serviço, expressando sua opinião de forma espontânea? Isso é UGC. Ou seja: não é produção da marca ou agência, é o próprio usuário que produz algo, seja por meio de foto, vídeo, depoimento, a partir da sua experiência real.


Mas afinal, qual é o objetivo do UGC e UGC Creator?


O principal objetivo do UGC é permitir o compartilhamento da opinião dos clientes de uma marca. Quando um cliente ama uma marca, é natural que queira indicá-la para aqueles que estão ao seu redor, e de forma online não seria diferente.


Através da criação de um vídeo, o cliente realiza suas observações sobre o produto ou serviço. Isso gera uma conexão mais genuína entre a marca e seu público, fortalecendo uma comunidade engajada. E a partir desse movimento espontâneo das redes, surgiu uma nova forma de ganhar dinheiro na internet, se tornando um UGC Creator. 


Um UGC Creator é alguém que possui afinidade com a marca e será contratado para criar esse tipo de conteúdo, seja falando da sua opinião ou testando o produto ou serviço. Em muitos casos, essa pessoa pode não ter uma comunidade, o foco está muito mais em garantir um conteúdo de qualidade e que tenha espontaneidade.


A principal diferença entre um cliente comum fazendo um review nas redes sociais (UGC) e um UGC Creator está em três pontos essenciais: intencionalidade, qualidade e comunicação, embora ambos usem a mesma linguagem natural e autêntica.

Enquanto o cliente comum cria um conteúdo espontâneo, apenas para compartilhar sua experiência pessoal, o UGC Creator produz com um propósito estratégico: gerar conteúdo que a marca possa utilizar em campanhas, mantendo a aparência de espontaneidade.


Além disso, o UGC Creator se preocupa com qualidade visual, roteiro e clareza da mensagem, garantindo que o vídeo tenha um bom enquadramento, som e narrativa envolvente, mas ainda se comunica com o mesmo tom leve e cotidiano de um consumidor real.


O que é preciso para trabalhar com o UGC?


Se você está interessado em trabalhar nessa área, aqui está o que você precisa ter: 

  • Estrutura de gravação de vídeo (câmera ou bom smartphone, microfone, iluminação).

  • Criatividade para roteirizar vídeos ou depoimentos.

  • Habilidade para gravar e editar vídeos com boa qualidade.

  • Portfólio: vários vídeos de exemplo (idealmente mais de 10) para que as marcas vejam seu estilo.

  • Contratos e emissão de nota fiscal (se for no Brasil).

  • Estilo próprio, autenticidade: o seu “jeito” de falar, mostrar o conteúdo, conectar com o público.

  • Boa comunicação, desenvoltura com câmeras, saber mostrar verdadeiramente o seu uso ou opinião do produto.


Ajuste suas expectativas:


Se o seu interesse é investir na carreira de UGC Creator, dê um passo de cada vez.

Não pense que vai deixar seu emprego fixo de um dia para o outro só porque viu alguém ganhando mais de 5 mil reais por mês com conteúdo UGC. Embora haja casos em que isso aconteça, a maioria leva meses (ou nunca consegue) para conseguir se estabilizar nessa área. Foque em garantir a entrega de bons conteúdos, investindo em equipamentos, aprendendo a editar bem e desenvolver muito bem seu portfólio.


Dicas práticas para começar:


  • Use produtos ou serviços que você já utiliza e gosta, pois isso facilita a naturalidade no vídeo e no depoimento.

  • Crie muitos vídeos de exemplo para montar seu portfólio.

  • Trabalhe seu estilo: qual é seu tom de voz? Sua linguagem? O estilo de edição? 

  • Aprenda a negociar e entender sobre a precificação de valores para esse tipo de trabalho.

  • Fique de olho nos seus direitos, estude sobre direito de uso de imagem e de que maneira a marca pretende veicular seu conteúdo. 

  • Se associe com marcas que você realmente consumiria, assim o review do produto fica mais autêntico. 


Se identificou? Quer trabalhar com esse tipo de formato? Então seja bem-vindo, dentro do mercado de UGC Creator existe uma gama de possibilidades, que se bem estruturadas, podem sim gerar resultados rentáveis.


Para ficar por dentro de mais informações sobre esse segmento, acompanhe os outros textos da Gabisco.



Comentários


bottom of page