Conheça as diferenças entre Influencers e UGC Creators
- Victoria Binaghi Gallagher

- 15 de out.
- 2 min de leitura

Dentro de uma área de trabalho, é de senso comum saber as diferentes categorias que cada um exerce.
Na área de direito, por exemplo, sabemos a diferença entre advogado e juíz. Na área da beleza, ninguém confunde a função de uma cabeleireira com a de uma manicure, já que as unhas e cabelos são elementos totalmente diferentes. Um designer de uma peça de roupa não necessariamente precisa ser o mesmo que a costurou. E um fotógrafo não é semelhante a um pintor, mesmo que ambos retratem a mesma paisagem. Para profissões já estabelecidas, todos sabem descrever com exatidão a função que cada um exerce.
Mas e para uma profissão que ainda está em construção?
Esse é o caso daqueles que trabalham com mídias sociais, uma profissão que tem um pouco mais de uma década de existência, que ainda está escrevendo sua própria história no mercado de trabalho e que constantemente passa por mudanças.
Por ser algo tão recente, muitas pessoas ainda não sabem explicar o que exatamente faz um profissional que trabalha com internet, quanto mais saber a diferença entre funções, como a que existe entre um influencer e um UGC Creator, por exemplo.
Por mais parecidos que possam ser, cada um possui objetivos e resultados distintos.
O Influencer é alguém que constrói uma comunidade em torno da sua imagem, estilo de vida e opinião. Ele cria conteúdo para inspirar, entreter ou informar, e usa sua autoridade e credibilidade, também, para impactar as decisões de compra dos seguidores.
As marcas buscam Influencers porque eles influenciam comportamentos, seja ao recomendar um produto, participar de uma campanha ou compartilhar experiências pessoais, o que move o seu trabalho é a relação direta com o público.
Já o UGC Creator (User Generated Content Creator) não precisa de uma base de seguidores. Seu foco não é ser o rosto de uma marca, e sim criar conteúdo autêntico que pareça feito por um consumidor comum.
As empresas contratam UGC Creators para produzir vídeos, fotos ou depoimentos que mostrem o uso real de um produto, e esse conteúdo é publicado nos canais da marca, e não necessariamente no perfil do criador.
Ele é valorizado por transmitir naturalidade e confiança, ajudando a marca a se conectar de forma mais genuína com o público.
O Influencer vende pela influência com sua comunidade, e o UGC Creator vende pela autenticidade.
Saber a diferença entre esses dois segmentos é essencial para aqueles que desejam adentrar esse mercado de trabalho, a fim de estabelecer firmemente os pés na área que mais se identifica.
A internet ainda navega por mares desconhecidos e todo dia pode surgir uma nova descoberta, mas mesmo com tantos avanços, algo permanece o mesmo desde os tempos antigos: A comunicação pode ser uma ferramenta de transformação e aqueles que possuem essa habilidade podem influenciar pessoas, estabelecer tendências e ser agente de mudanças.
Se você trabalhasse com internet, qual desses segmentos escolheria? Essa primeira decisão pode ser o início de uma nova carreira cheia de possibilidades.
Você já trabalha com UGC mas precisa de um empurrão? Vem dar uma conferida em nossa Consultoria exclusiva apenas para os primeiros 10 creators:



Comentários